Na abertura do terceiro dia da oficina de pactuação do PVE, Anna Christina Nascimento, coordenadora de educação do PVE, saudou as equipes que atuam nos municípios do programa. A coordenadora salientou a importância da parceria e de todos os agentes do programa para fazer do PVE um sucesso.

 

Na sequência, Rômulo Vieira, diretor da Votorantim Energia, e Alan Ferreira da Costa, consultor de Comunicação e Recursos Sociais da CBA, participaram de uma roda de conversa sobre a “Importância da Mobilização Social”. O bate-papo foi mediado por Gustavo de Britto Alves, analista de projetos sociais do Instituto Votorantim. Também foram apresentadas as novidades da frente de Mobilização Social do PVE em 2019, em fala de Fu Kei Lin, analista de projetos sociais do IV.

 

 

Roda de conversa sobre a mobilização social dentro do PVE 2019

 

 

Complementando o conteúdo sobre mobilização, o diretor-executivo da HardFun, Juliano Bittencourt, apresentou o Guia de Mobilização. Essa publicação foi entregue presencialmente às equipes de mobilização durante o evento e deve ser compreendido como uma série de “peças de Lego” que podem ser montadas de diversas maneiras, mas que mantém sempre uma unidade ao final. Desta forma, o Guia não é um passo a passo que se encerra em si, mas sim uma série de possibilidades a serem apropriadas e customizadas para a realidade local dos municípios.

 

Juliano Bittencourt, diretor-executivo da HardFun

 

 

Ainda sobre o Guia de Mobilização, Pedro Lunaris, especialista de relações da HardFun, apresentou ao público, como a metodologia Dragon Dreaming foi adaptada aos passos do PVE para auxiliar as equipes de mobilização. Com o sistema, mobilizadores devem encontrar uma causa relacionada à educação e à matriz de competências de mobilização, para planejar ações seguindo quatro grandes passos norteadores: Sonhar, Planejar, Fazer e Reconhecer. Para mais informações sobre a metodologia, acesse este link.

Pedro Lunaris, especialista de relações da HardFun

 

 

Estas etapas serão seguidas de forma contínua ao longo dos ciclos do ano, como maneira de ajudar a escolher uma causa que faça sentido para o município, e como planejar ações para atingir os resultados almejados. Em seguida, Pedro convidou os participantes a experimentar a metodologia na prática, provocando, por meio de perguntas, o diálogo entre as pessoas que estavam sentadas junto às mesas.

 

Participantes da oficina realizam dinâmica proposta pela HardFun em pequenos grupos

 

Durante a tarde, Igor Müller, da HardFun, apresenta as estratégias de mídias e comunicação do PVE e Rodolfo Moura, da Sossé, empresa de cartografia, engenharia e permacultura, apresenta o conceito da cartografia social, inclusa no Guia. A oficina de pactuação da Parceria pela Valorização da Educação termina nesta quinta-feira (21).