No próximo domingo, dia 28 de abril, está marcada uma grande mobilização em prol da Educação. A campanha pelo Dia Mundial da Educação, no Brasil, é encabeçada pelo Canal Futura, parceiro do Instituto Votorantim. O dia foi escolhido durante o Fórum Mundial de Educação de 2000, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e realizado em Dakar, no Senegal. Por meio da Declaração de Dakar, ficou estabelecido o compromisso dos países signatários de levar a educação básica a todas as crianças e jovens, incluindo o Brasil.

 

Mas qual a importância desta campanha, afinal?

 

Se você está lendo este texto, a chance de que você tenha tido alguma formação educacional é grande. Agora imagine como seria a sua vida se você não tivesse tido a oportunidade de estudar. Você teria as mesmas condições que tem hoje? Conseguiria entender esse texto? A sua vida seria igual?

 

 

Esse é o cenário de muitas crianças e adolescentes brasileiros que acabam por ter uma educação incompleta. São muitos e complexos os fatores que levam o estudante a deixar a escola. O foco da campanha está nos jovens em situação de vulnerabilidade social e educacional – aqueles que estão ficando ou que ficaram para trás nos seus estudos. É por isso que nos somamos à campanha #Nem1pratrás. A ideia é que nenhum jovem fique para trás e que todos consigam dar continuidade aos seus estudos.

 


A campanha do Dia Mundial da Educação é, também, um bom motivo para reafirmar uma crença do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE): estar presente faz a diferença. Acreditamos que, com a união de todos, podemos fazer mais pela Educação. Vamos juntos?