No último domingo de abril (28) foi celebrado o Dia da Educação em todo o Brasil, e várias cidades participantes o PVE promoveram atividades para lembrar a data. Em Camaçari, na Bahia, a ação do projeto Praia Limpa, que realizou um mutirão pela limpeza da praia de de Jauá, também ressaltou a importância da data entre os voluntários. Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, promoveu um desfile literário em comemoração ao aniversário da cidade e em homenagem ao Dia da Educação, no sábado (27). Cada escola da rede municipal trabalhou um tema sobre literatura e, na abertura do desfile, um representante do grupo de mobilização fez uma fala sobre a importância da educação.

 

Em Votorantim (SP), várias escolas da rede municipal exploraram o tema em sala de aula. A EMEIEF Prof. Candido dos Santos promoveu um teatro infantil sobre Educação e a EMEIEF Gerson Soares de Arruda criou uma carteirinha do clube do livro. Em Nova Viçosa (BA), o Dia da Educação foi motivo de festa. O grupo de mobilização promoveu uma Oficina de Talentos da comunidade, apoiada pela Associação de Pescadores e Marisqueiras, igrejas, comércio local, Associação de Capoeira e as escolas.

 

O Dia da Educação foi escolhido durante o Fórum Mundial de Educação de 2000, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e realizado em Dakar, no Senegal. Por meio da Declaração de Dakar, ficou estabelecido o compromisso dos países signatários de levar a educação básica a todas as crianças e jovens, incluindo o Brasil.

 

Veja abaixo uma galeria de fotos com algumas das ações do Dia da Educação em todo o Brasil:

 

> Quer se juntar ao grupo de mobilização da sua cidade? Confira a lista aqui, e faça parte!