Você sabia que o PVE também premia jovens que se mobilizam em prol da educação? É a categoria Jovens Mobilizadores, que premia grupos de jovens que desenvolveram projetos de mobilização até novembro de 2019. Serão 10 grupos vencedores, que recebem R$ 1.000,00 para apoiar a continuidade dos projetos de mobilização social pela educação liderados pelos jovens. A categoria é dividida em duas classes: serão premiados 5 grupos de municípios com até 20 mil habitantes e outros 5 municípios com população acima de 20 mil habitantes. Quatro deles, sendo dois em cada classe, serão escolhidos por voto popular.

 

>> Confira aqui o regulamento completo do Prêmio PVE 2019

 

O principal objetivo do Prêmio é ampliar a mobilização e o compromisso nos municípios envolvidos nas ações do PVE, por meio de uma premiação pelas boas práticas e ações desenvolvidas no Programa. A intenção é dar visibilidade para as atividades desenvolvidas pelos participantes e contribuir para a disseminação de bons trabalhos que possam ser inspiradores para outros municípios na busca pela melhoria da aprendizagem dos(as) alunos(as).

 

Se você faz parte de um grupo de jovens mobilizadores no seu município e realizou um projeto de mobilização até novembro de 2019, poderá concorrer. As inscrições serão abertas em novembro. O grupo precisará preencher um formulário e enviar um vídeo, de até 5 minutos, retratando o projeto realizado e o papel dos jovens na mobilização local. Leia o regulamento completo aqui. Os formulários para inscrição estarão disponíveis para download a partir de novembro na Central de Downloads, no site do PVE 2019.

 

Saiba quais são os critérios de avaliação da categoria Jovens Mobilizadores:

 

ALINHAMENTO À REALIDADE LOCAL (peso 1)

Alinhamento do projeto às prioridades discutidas pela Rede de Lideranças, e contribuição do projeto para evolução das competências prioritárias para mobilização social.

 

INOVAÇÃO (peso 1)

Apropriação das redes sociais para promoção e execução do projeto, bem como uso de estratégias inovadoras para valorização da educação na comunidade.

 

ENGAJAMENTO DE PAIS (peso 2)

Promoção de engajamento de pais e responsáveis, e ampliação dos conhecimentos sobre educação e da participação ativa deste público.

 

PROTAGONISMO (peso 2)

Apropriação do grupo de jovens sobre a temática da educação, disposição para agir e capacidade de mobilizar outros em prol da causa