Após quase 24 horas viajando, o grupo de representantes dos municípios vencedores da categoria Destaque Nacional do Prêmio PVE 2018 chegou a Helsinki, capital da Finlândia, no sábado à tarde. Participam da viagem Valéria Rosalém, secretária de Educação e Ingrid Croce, técnica formadora de Ibiraçu (ES); e Rosa Maria Ghidette Rocha, subsecretária de Educação e Simoni Sepulchro, de Aracruz (ES).

 

No domingo, cedo da manhã, o grupo caminhou por uma hora até chegar ao porto e lá embarcar para a Ilha de Suomenlinna. A viagem que demora aproximadamente 15 minutos. 

 

 

A iIha de Suomenlinna foi construída em 1748, quando a Finlândia pertencia ao reino da Suécia. Esta fortaleza foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1991. É composta por seis ilhas. A partir de uma delas, Kustaanmiekka, é possível  apreciar a vista para o mar, os baluartes originais e a linha de defesa marítima com os seus muros de areia e canhões.

 

Na parte da tarde, o grupo retornou para o porto de Helsinki. Primeiro, visitaram a Catedral Ortodoxa Uspenski. Localizada em um dos pontos mais altos da cidade, foi projetada por Aleksei M. Gornostajev no ano de 1868. Os tijolos vermelhos realçam ainda mais a obra, que foi dedicada ao cristianismo ortodoxo. 

 

O almoço foi no Market Square. A feira conta com a venda de artesanatos, peixes, frutas, verduras e legumes, além de comidas prontas consumidas pela população e pelos turistas, onde foi degustado um prato tradicional, com salmão, legumes e batatas. 

 

 

O grupo também aproveitou para conhecer alguns pontos turísticos da região, como a SkyWheel Helsinki, uma roda gigante instalada em um ponto estratégico, que proporciona uma vista incrível da cidade. 

 

Depois, foram ao Old Market, um grande mercadão que conta com comerciantes dos mais variados tipos de produtos. O local tem o mesmo estilo dos grandes mercados em outras cidades do mundo, mas com um toque finlandês.

 

Após, as meninas foram à Catedral de Helsinki (foto abaixo). A igreja luterana foi construída em homenagem ao Czar Nicolau I da Rússia e está localizada no centro da cidade, em plena Praça do Senado. A construção, de estilo neoclássico, foi realizada entre 1830 e 1852. 

 

 

A Praça do Senado abriga shows, eventos culturais, campeonatos de  snowboarding e feiras e ao redor dela estão lindos prédios e atrações. No entorno dessa praça é possível ver o Edifício Central da Universidade de Helsinki, o prédio que já abrigou a sede do  Senado Finlandês e o Palácio do Conselho de Estado. 

 

Por último, visitaram a Capela do Silêncio. Ela é uma capela ecumênica, ou seja, destinada a todas as religiões. Chamada de  Kamppi kappeli, é do ano de 2012 e está localizada na Praça de Narinkka. 

 

Tem o nome de Capela do Silêncio pois pretende ser um lugar para se acalmar, ficar em silêncio e ter um pouco de paz em uma das áreas mais movimentadas de Helsinque. 

 

Ao longo da semana, o grupo terá oportunidade de visitar diferentes instituições de ensino da Finlândia, país cujo sistema de ensino é reconhecido como um dos mais inovadores do mundo.

Ibiraçu e Aracruz foram premiados na categoria Destaque Nacional do Prêmio PVE, nas classificações até 20 mil habitantes e com mais de 20 mil habitantes respectivamente. A premiação ocorreu no início do ano, e se refere a ações realizadas nos municípios referentes a 2018.