“Nós vamos errar. O que não podemos é não tentar”, afirma Claudia Costin sobre a Educação a Distância

 

 

Claudia Costin retornou ao Webinar PVE na manhã desta quinta-feira (9) para falar, desta vez, sobre a formação de docentes nesse ano de 2020. Claudia é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Tem experiência como professora convidada da Universidade de Harvard (EUA) e da Universidade de Québec (Canadá). Cursou doutorado em Gestão, Mestrado em Economia e graduou-se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Assista a vídeoconferência completa neste link.

 

— O que nós estamos fazendo aqui é mitigar os riscos e danos correntes da situação que a gente está vivendo. Nós não teremos soluções excelentes que podem continuar depois da pandemia — alerta Claudia.

 

Além de todo o suporte que a área de gestão está fornecendo para a educação pública – sejam as aulas a distância, transmissão de matérias pela televisão ou até mesmo pelo rádio — os professores também precisam de cuidados e atenção redobrada neste momento. Uma das coisas a não se deixar para trás é o momento de formação:

 

— As formações emergenciais não vão ser mestrado ou doutorado. Podem ser dadas por plataformas a distância, dependendo do tamanho do município, por grupos de WhatsApp, com envio de textos interessantes que orientam — sugere Claudia.

 

Oportunidades possíveis em meio a crise:

— Professores estão recebendo formação emergencial em produção de aulas digitais e produção de vídeos. Alguns estão preparando materiais escritos;

— Ferramentas de colaboração estão sendo usadas amplamente em reuniões de famílias;

— Professores estão usando grupos de WhatsApp e Facebook para orientar os pais e para mostrar suas práticas aos colegas;

— YouTubers educacionais têm sido recomendados por professores;

— Mas o problema é que falta coordenação e método. Vamos aprender a fazer.

 

Por que continuar investindo na formação de professores?

Segundo Claudia, a educação no Brasil não pode parar nesse meio tempo. Ainda não há uma normatização para o trabalho dos professores durante esse período, seja de formação ou de produção de atividades para os alunos a distância. A especialista lembra que a legalização dessas atividades deve ser publicada nos próximos dias ou semanas pelos órgãos responsáveis. Ou seja, logo haverá amparo legal para a realização dessas tarefas.

 

— Cada aluno que continua aprendendo é um a menos que fica em recuperação em longo período. Não somos perfeitos, não é a escola tradicional, nós vamos errar. O que não podemos é não tentar —reforça.

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Apresentação de Claudia Costin: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (13), Carlos Sanches fala sobre a legalização de atos administrativos da Secretaria de Educação. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Clique aqui para se inscrever.