Recebemos o consultor do Guia de Regulamentações Eduardo Deschamps nesta quarta-feira (21) no Webinar PVE. A mediação foi de Carolina Nunes, do Instituto Votorantim, e Manoel Gonzaga Lima, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). 

 

— Mesmo construindo e aprovado pelos conselhos municipais e estaduais de Educação, o currículo deixou algumas dúvidas nos municípios que precisavam ser sanadas em 2020, em função da implementação — pontua o representante da Uncme, Manoel Gonzaga Lima.

 

Com isso, foi elaborado o Guia das Regulamentações, um material de referência construído por representantes da Fundação Lemann, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Movimento pela Base. Um dos nossos convidados de hoje, Eduardo Deschamps foi o consultor técnico do guia, 

 

— É importante a gente ter ideia de porquê estamos orientando o município nesse processo, a partir da lógica do que é competência de ensino — explica Eduardo Deschamps, consultor técnico do documento.

 

A Base Nacional Comum Curricular tinha como data limite de implementação o ano de 2020. Inicialmente, a base precisa ser organizada em forma de currículo para os municípios, para que daí seja aprovada localmente. O Guia de Regulamentações é um documento gratuito e aberto a todos que pode ser baixado ao clicar aqui. Nele, gestores encontram um passo a passo para o início do processo com instruções claras, fluxogramas de trabalho e o papel de cada ator social dentro desse processo.  Leia abaixo o passo a passo:

 

Confira o passo a passo para a estruturação da Base Nacional Comum Curricular nos municípios

 

1 – Estruturar governança para implementação da BNCC no município;

2 – Verificar se o município tem sistema de ensino próprio;

3 – Tomar decisão sobre o documento curricular de referência a ser utilizado pelo sistema municipal de ensino;

4 – Iniciar processo no Conselho Municipal de Educação;

5 – Análise pelo Conselho Municipal de Educação do documento proposto;

6 – Elaboração de ato normativo de regulamentação pelo Conselho Municipal de Educação;

7 – Comunicação do processo de implementação da BNCC;

8 – Monitoramento da implementação do documento aprovado;

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Acesse a apresentação de Eduardo Deschamps sobre o assunto: clique aqui

— Faça download do Guia de Regulamentação: clique aqui