Pensando em como auxiliar professores e gestores com a retomada de atividades presenciais, o Oportunidades Formativas desse mês traz a Plataforma de Apoio à Aprendizagem. No webinar dessa quarta-feira (11), recebemos Carlos Palacios, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), e Filomena Siqueira, do Instituto Reúna, para uma visita guiada à plataforma. A mediação do encontro foi de Domênica Falcão, do Instituto Votorantim. Assista a conversa na íntegra aqui.

 

A plataforma de Apoio à Aprendizagem foi desenvolvida a partir de uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), do Instituto Reúna, da Fundação Lemann, da Fundação Itaú Social, da Fundação Roberto Marinho, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Instituto Ayrton Senna.

 

— A ideia é que a plataforma permita que os professores se sintam seguros para saber por onde começar — explica Filomena.

 

O site reúne conteúdos de apoio, sugestões e até instrumentos para a readaptação pedagógica dos currículos, tudo adaptável para a realidade do seu município em relação à pandemia.

 

Clique aqui para acessar

 

Ferramenta para diagnóstico e avaliação

 

Filomena Siqueira, do Instituto Reúna, apresentou também a planilha para diagnóstico e avaliação dos estudantes. Baseada nos conceitos citados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o instrumento de avaliação está disponível para download dentro da plataforma. O Instituto Reúna produziu também testes para o diagnóstico dos estudantes de acordo com a etapa em que se encontram na vida escolar. Professores podem aplicar os questionários e usar a planilha para avaliar o desempenho. Faça o download e inclua os dados dos seus estudantes, e o instrumento informará, automaticamente, a pontuação individual e geral e quais competências da BNCC precisam ser fortalecidas.

 

— Sabemos que pelo menos até o final do primeiro semestre de 2021, a ferramenta estará disponível gratuitamente para todos — afirma Carlos Palacios.

 

Assista a videoconferência na íntegra: