“A pandemia tirou o mundo que a gente conhece”, afirma Pilar Lacerda, da Fundação SM

 

Começando a semana de Webinários PVE, recebemos Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM Brasil, para falar sobre o ser gestor nessa época de incertezas. Entre 2002 e 2007, Pilar foi presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), onde liderou o movimento nacional em defesa de recursos do Fundeb para a Educação Infantil. De 2007 a 2012, foi Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação. Atualmente dirige a Fundação SM Brasil, que desenvolve projetos em torno da formação e valorização dos professores, fomento à leitura, apoio a projetos socioeducativos e apoio à pesquisa educacional.

 

Depois de uma breve contextualização sobre números e cenário da pandemia de Covid-19 no Brasil, Pilar relembrou que todas as crises pelas quais a humanidade passa trazem ensinamentos a todos.

 

— A pandemia tirou o mundo que a gente conhece. Tudo passa, mas a gente tem que aprender com isso — afirma.

 

Com isso, a diretora da Fundação SM espera que a quebra das rotinas escolares, por mais que seja por um motivo de força maior, provoque uma mudança de pensamento sobre o fazer da Educação, incitando questionamentos e novidades no setor. Além disso, Pilar relembra que a mudança não deverá vir somente na Educação, mas sim em todos os setores da sociedade. 

 

— Pra aprender com a crise, a gente tem que refletir. Vamos voltar pra um mundo diferente, sociedade diferente, mas a gente também pode voltar como seres humanos melhores — acredita.

 

Sobre a Gestão Escolar, Pilar elencou dicas para que gestores incluam seus profissionais nas tomadas de decisão, gerando uma gestão mais democrática e aberta dentro das escolas e secretarias. Veja abaixo:

 

Dicas de Pilar Lacerda sobre o processo
de tomada de decisões conjuntas:

 

— Insira profissionais da escola nos grupos de decisão
— Professores e gestores escolares precisam participar ativamente do desenho de soluções, não podem ficar sabendo junto com o resto da comunidade
— Educadorxs não podem se sentir alijados do processo e percebem que as ações propostas desconsideram questões elementares do território onde eles atuam
— Podem vir a ter sentimento de angústia e desprestígio quando ficam sabendo das decisões junto com o restante da comunidade
— Quando são comunicados e/ou consultados na elaboração das políticas, se sentem seguros, respaldam os instrumentos metodológicos e dão respostas consistentes às angústias dos usuários

 

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Apresentação de Pilar Lacerda: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quinta-feira (23), Carlos Sanches recebe Maria Helena Guimarães Castro, conselheira do Conselho Nacional de Educação, discutindo as orientações do CNE sobre atividades não presenciais e período letivo. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.