Na Semana do Meio Ambiente, a Live de Mobilização Social do PVE recebeu Patrícia Sarmento, mestranda pela PUC-SP, especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade, bióloga e formadora do PVE nesta terça-feira (2). Confira a íntegra da live.

 

Patrícia abordou o tema pelo viés das relações que se dão entre indivíduos e coletivos, e os impactos que elas geram, como uma maneira de aproximar o meio ambiente do dia a dia das pessoas.

 

– Meio ambiente somos nós, nosso corpo, nossa casa, nossa rua, nosso território, e como nós e os outros se relacionam com ele e o impacto que isso gera – reflete Patrícia.

 

E exemplifica:
– Imaginem uma criança que mora às margens de um rio poluído. Foi ela quem poluiu o rio? O lixo pode vir da comunidade onde ela mora, mas também de um condomínio próximo…o rio também passa por outras cidades. Todos geram impacto nisso.

 

Leia também: “A palmada educativa não existe, ela é um conceito que não faz muito sentido”, pontua Michele Mansor, do Aldeias Infantis

 

E como conscientizar as famílias e crianças em relação ao tema? Patrícia apresentou várias atividades que podem ser conduzidas para provocar os pequenos. Entre as sugestões, fazer a leitura dos rótulos dos alimentos e traçar a rota que eles percorreram – de onde ele veio, por que mãos ele passou, de que maneira foi transportado, para onde irá o resíduo destes produtos, são alguns dos questionamentos que podem auxiliar em uma pesquisa que pode envolver a família inteira.

 

Outras atividades podem vir da reflexão sobre o uso consciente da água, da energia elétrica, da produção de lixo e do descarte correto dos resíduos.

 

– São ações simples, do cotidiano, que impactam o meio em que vivemos. É importante tentarmos reduzir o impacto do que geramos e consumimos – sugere Patrícia.

 

Leia também: Confira o telefone dos conselhos tutelares das cidades do PVE 2020; denuncie

 

O período de distanciamento social é oportuno para a reflexão dos cuidados que precisamos ter conosco, individualmente, e os impactos de nossas ações em relação ao coletivo. E neste sentido sugere aproximações possíveis entre a família e a escola, de conhecer a realidade das escolas no retorno às aulas, ou de se aproximar dos contextos do ambiente em que se vive.

 

– Meio ambiente também é a relação com o lugar onde habitamos, onde estamos – provoca Patrícia.