A pandemia de Covid-19 não impediu a realização do Encontro de Mobilização da Parceria pela Valorização da Educação 2020, na manhã desta quinta-feira (24). Mobilizadores, técnicos mobilizadores e formadores se reuniram virtualmente para trocar ideias, experiências e conhecer tudo que está rolando na Mobilização do PVE. Claudio Thebas mediou o evento.

 

A fala de abertura de Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim, relembrou como fomos surpreendidos pela pandemia e o último encontro presencial da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), em fevereiro de 2020. Cloves também exaltou o trabalho do trio de mobilização em readaptar as ações e atuações durante o ano.

 

O Mestre de Cerimônias Claudio Thebas dividiu algumas de suas experiências na carreira de ator e palhaço e propôs uma reflexão aos participantes: escreva em um adesivo o sentimento que você precisa absorver no dia de hoje. A ideia é que o adesivo seja colado em um copo ou caneca e cada um possa “tomar” o que precisa, como coragem, força, motivação, entre várias outras.

 

Claudia Costin fez uma breve fala no início da manhã, uma reflexão sobre o momento que a educação brasileira vive hoje. O gerente-geral do LEd – Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho (FRM), João Alegria, fez um pequeno discurso sobre a importância do envolvimento da comunidade na Educação das crianças e adolescentes, ressaltando a necessidade de atuação da mobilização com interseccionalidade dentro do município,

 

Consultorias e formadoras se dividiram para apresentar as ações em destaque de Mobilização Social nas cinco regiões do país em 2020. Acesse as apresentações abaixo:

 

Ações da Região Centro-Oeste (Cenpec)

Ações da Região Nordeste (Cenpec)

Ações da Região Norte:(Cieds)

Ações da Região Sul e Sudeste (Cedac)

 

Para encerrar as dinâmicas da manhã, o público foi convidado a imaginar os próximos meses dentro da Mobilização pela Educação e desenhar o futuro que viu para o seu município. 

 

Ouça a playlist (super elogiada) do evento: