A Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre os dias 1º e 5 de junho, é um bom motivo para implementar mudanças de hábitos na sua casa e envolver as crianças neste processo!

 

A coleta seletiva é um assunto muito legal de incentivar a família a pesquisar na internet sobre o tema, entender que resíduos precisam ser descartados juntos e a maneira adequada de realizar este processo, o motivo para fazer esta seleção em casa e encaminhar os resíduos para a coleta seletiva da sua cidade.

 

Leia também: Aprenda a fazer brinquedos com materiais reciclados!

 

Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar a natureza, são alguns dos ensinos que os responsáveis podem passar para as crianças, para que cresçam com a mentalidade de que é necessário fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta.

 

Outra ideia, relacionada aos resíduos, é convidar as crianças e jovens a traçar o rota destes produtos, desde a sua matéria-prima, processo de manufatura – se houver –, transporte, consumo e descarte, como sugere a bióloga e formadora do PVE Patrícia Sarmento. Confira abaixo algumas dicas de como introduzir este assunto e hábito no cotidiano da sua casa!

 

 

Como explicar a reciclagem às crianças

 

Primeiro ensine como selecionar o lixo e onde deve ser depositado. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: o de papel, vidro, plástico, metal e aço e restos de comida, e outros mais orientados ao óleo, brinquedos, pilhas, etc. Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo:

 

1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.

 

2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.

 

3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico e briks , fora os de metal.

 

4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.

 

5- Lixeira marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.

 

6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

 

Veja também: Confira cinco dicas de como reciclagem para crianças

 

Dê o exemplo!

 

Vale ressaltar que o exemplo dos pais tem muito mais resultado que muitos discursos. Mais do que palavras são necessárias atitudes e o exemplo, dia após dia. Podemos seguir a regra dos quatro erres: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais como o plástico, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los. Confira outras sugestões:

 

1- Escolher com cuidado os produtos que se compra, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.

 

2- Evitar comprar produtos com muita embalagem.

 

3- Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou para levá-los quando vão às compras em feira, etc.

 

4- Reciclar os papéis que utilizamos em casa.

 

5- Evitar impressões de papel desnecessárias.

 

6- Fazer com que as crianças usem mais o quadro negro que os papéis.

 

7- Escolher papéis reciclados.

 

8- Comprar bebidas em garrafas recicláveis.

 

9- Usar lâmpadas de baixo consumo.

 

10- Difundir suas experiências de reciclagem com amigos e familiares.

 

#missaoPVE04:

 

Convide as crianças a pesquisar e aprender a reciclar. Poste uma foto da separação de resíduos em sua casa com a hashtag #missaoPVE04 no Facebook e incentive seus amigos!

 

 

Com informações de Guia Infantil.