Para os familiares e cuidadores que estão com crianças pequenas em casa, respondam a essa pergunta: como você tem mantido a criança ocupada sem usar celulares, tablets e computadores? O que tem de brincadeiras educativas aí na sua casa?

 

Se você não conseguiu pensar em nada, fique tranquilo, você não está sozinho. Por isso trouxemos, na tarde desta terça-feira (21), a pedagoga e psicomotricista Luana Mendes, idealizadora do projeto OBA – Oficinas para Brincar e Aprender, com ideias e referências de brincadeiras com objetos recicláveis que os adultos podem fazer para as crianças em casa.

 

— A brincadeira promove vários desafios e aprendizados que as crianças vão manter e levar ao da vida — explica a especialista.

 

 

Luana lembra também que por mais que os adultos incentivem as crianças a brincar fora dos eletrônicos, que os maiores ensinamentos ainda vem por meio do exemplo que os adultos dão para as crianças.

 

— Não adianta falar para brincar e ficar aqui no computador, trabalhando ou no celular. A criança vai sempre querer fazer o que você está fazendo — aponta Luana.

 

Leia também: Aprenda a fazer brinquedos com materiais reciclados!

 

Quanto ao que fazer dentro de casa, a pedagoga orienta que adultos tentem incentivar brincadeiras que explorem o lado motor da criança. E isso não é só pular corda, não! Atividades que promovem a motricidade fina, como brincar com massa de modelar e até objetos que estão em casa, como panelas da cozinha. Pode até virar uma bagunça, mas tenha certeza de que a criança está aprendendo o seu lugar no mundo brincando.

 

— Qualquer brincadeira, enquanto for brincadeira pra todo mundo, é ótima! Não tem limite desde que todos estejam cientes de como será a brincadeira e ninguém se sinta ofendido — finaliza.

 

Veja algumas ideias de brincadeiras do projeto da Luana, o Oficinas para Brincar e Aprender (OBA):

 

 

 

 

 

Leia também: “Brincar é estabelecer vínculo com o mundo”, diz Ana Carol Thomé, do Ser Criança é Natural