“Sem os professores, nós não vamos conseguir avançar”, alerta Simone André, consultora educacional

 

Começando a semana, nesta segunda-feira (20), Simone André foi a convidada do Webinar PVE. O tema da vez foi o Oportunidades Formativas, novo projeto da Parceria pela Valorização da Educação (PVE) para ajudar os professores nesse período turbulento de mudanças no cenário educacional. A mediação foi de Carolina Nunes e Domênica Falcão, do Instituto Votorantim.

 

Simone André é especialista em Educação, mentora e consultora para Políticas Educacionais voltadas à educação integral, inovação curricular, desenvolvimento profissional docente e desenvolvimento socioemocional e atua junto a organizações do terceiro setor, secretarias de Educação, escolas e startups. Na manhã desta segunda-feira, a especialista trouxe um panorama dos desafios atuais da Educação brasileira: 

 

— Quando estamos em uma situação de crise em um avião, primeiro colocamos a máscara no adulto e depois crianças e adolescentes. Num momento de crise como agora, primeiro vamos atender quem cuida, os professores — opina.

 

Em meio às mudanças no sistema educacional, a insegurança sobre o retorno presencial e a adaptação dos professores e gestores a novas realidades, Simone aponta que os professores são o fator intraescolar que tem maior impacto na aprendizagem dos alunos. Ou seja, é o que está ao alcance da esfera local, sendo professores e gestores responsáveis por este processo. As atividades remotas, que hoje ocupam uma parcela das alternativas educacionais disponíveis, vieram para ficar.

 

— Temos que olhar para as atividades remotas como oportunidade de aprendizagem e conexão com a escola, mostrar que a escola está presente na vida dos alunos — explica.

 

Justamente por isso, é preciso ficar atento aos processos formativos para os professores. Nesse contexto, o PVE lançou o Oportunidades Formativas, um percurso formativo totalmente gratuito para que professores dos municípios do programa (e fora dele) possam se aprimorar profissionalmente neste período.

 

— Sem os professores, nós não vamos conseguir avançar — declara.

 

Conheça o Oportunidades Formativas

 

Oportunidades Formativas veio para te apoiar com as mudanças que o novo cenário da pandemia trouxe, uma iniciativa que visa auxiliar os professores no período de distanciamento social e no de volta às aulas! Pensamos em todos os desafios que você, professor, está vivendo e fizemos uma curadoria de cursos que vão te ajudar a enfrentar este período de muitas incertezas e com necessidade de rápida readaptação. Participe do nosso itinerário formativo! 

 

 

Serão oito cursos online totalmente gratuitos, escolhidos para te capacitar nos seguintes temas (clique nos ícones na imagem para conhecer o que cada desafio contempla)!

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Acesse a apresentação de Simone André: clique aqui

— Acesse a apresentação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal sobre o retorno da Educação Infantil: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Confira a programação da semana aqui.