Em meio a um ano atribulado, que obrigou uma série de adaptações e mudanças em todas as redes de ensino, os secretários de Educação municipal têm mais um desafio pela frente: as eleições e a transição de governo.

 

Para as secretarias de Educação, que já enfrentam o desafio da reestruturação para a aprendizagem remota e apoio às famílias dos estudantes, se torna cada vez mais importante registrar o que foi feito nessa gestão, para que a Educação do município possa continuar exercendo seu papel, independente de quem venha a assumir a prefeitura. Com isso em mente, o Conviva Educação apresenta a ferramenta Memorial de Gestão.

 

— O Conviva acredita que a transição de gestão que é feita com compromisso, organização e ética é benéfica para o município. E ao elaborar um memorial, a equipe que vai sair constrói um registro de tudo que foi feito nos últimos anos de gestão, e deixa um legado para a próxima equipe que entrar tenha um ponto de partida — explica a coordenadora do Conviva, Elis Verri. 

 

Para fazer download: Agenda de Gestão Educacional (por Carlos Sanches) 

 

O Memorial de Gestão é uma ferramenta que auxilia gestores, secretários e técnicos da secretaria a registrar o trabalho da secretaria durante a administração. O objetivo é facilitar a continuação de políticas públicas entre governos, mostrando o que a gestão da secretaria fez pelos seus estudantes. São questionários que você, gestor e secretário, pode acessar e preencher. Cada membro da secretaria pode ficar com um dos questionários e responder as perguntas. Ao final do preenchimento, a ferramenta gera um arquivo fechado, em formato PDF, para que você possa guardar a história da sua secretaria de Educação.

 

— Cada questionário é de uma área de gestão da secretaria e a ideia é que a equipe preencha aquele questionário com a história da gestão, registrando dados e anexos, inserindo documentos importantes, fazendo um resgate e sistematização do que foi relevante e importante naquela gestão e apontando os desafios e as grandes questões que foram enfrentadas — consolida Elis, do Conviva.

 

 

Como o Memorial de Gestão auxilia nesse ano de pandemia?

 

Todas as secretarias municipais de Educação fizeram modificações na sua atuação nesse ano em função da pandemia de covid-19, tais como alterações contratuais, de calendário, reorganização pedagógica, entre outras. O Memorial de Gestão também será uma maneira fácil de registrar o esforço que está sendo feito, para que esse trabalho não se perca na troca de gestão municipal. Estas informações, centradas no relatório, também podem ser úteis para a prestação de contas. 

 

— A suspensão das aulas traz muitos desafios e decisões não planejadas que vão afetar e o ano de 2020 e 2021. Será muito importante registrar quais foram as decisões tomadas para que a equipe de 2021 possa entender o que aconteceu, o que foi feito e quais são os impactos —analisa Elis, do Conviva.

 

 

Como preencher?

–  Pelo computador, entre no site do Conviva (clique aqui) e clique em Memorial de Gestão

– Entre com o login e senha do Conviva da sua secretaria. Caso você não tenha um acesso, entre em contato com a plataforma.

– Clique em Memorial de Gestão, na barra lateral, e depois em FERRAMENTAS, dentro de Memorial de Gestão.
Se você já começou o do seu município, o registro deverá aparecer nessa página, com o título que sua secretaria deu ao relatório. Caso seja o primeiro acesso, clique em Novo memorial, no canto direito, para começar um registro.

– Veja sobre o que são os questionários disponíveis e divida entre a equipe. Cada membro da secretaria pode ficar com uma área de atuação, para que seja um trabalho coletivo.

 

 

O Instituto Votorantim é uma das instituições que apoia o trabalho do Conviva. Ter um Memorial estruturado e atualizado da gestão atual também faz parte dos objetivos para os municípios participantes do programa em 2020. Assim como o Conviva, o Instituto Votorantim acredita em fortalecer a gestão educacional dos municípios.