De Olho na transição é uma série de vídeos da Parceria pela Valorização da Educação (PVE) em parceria com Carlos Sanches, consultor em gestão da educação. Elencamos quais são os principais assuntos que vocês, gestores, precisam estar atentos na transição de governo que se aproxima a partir das eleições municipais.

 

O primeiro assunto é a organização do período letivo de 2020. Confira também todos os vídeos da série!

 

 

Com o fim do ano de 2020, é preciso organizar o ano letivo corrente e preparar-se para o próximo, independente do arranjo que for decidido na rede municipal. A principal dica de Carlos Sanches, especialista do PVE em gestão educacional é a seguinte: aja sempre em conformidade com a legislação.

 

Para a organização do período letivo de 2020, considere a lei Nº 14040/2020, que rege as horas-aula nesse momento. Essa legislação federal relembra que não há necessidade de cumprir os 200 dias letivos, mas sim, 800 horas-aula.

 

Clique aqui para conferir a lei, na íntegra. 

 

Assegurar o cumprimento das horas-aula previstas em lei é dever dos secretários e gestores da Educação em todo o país. É a partir daí que começamos a fechar o ano letivo de 2020, buscando também a validação das atividades não presenciais que foram realizadas em cada município. 

 

Leia mais sobre validação de atividades remotas

 

É por isso que Carlos Sanches preparou um guia para a reorganização do calendário escolar vigente e do próximo ano letivo. É gratuito, clique aqui para baixar 

 

Feita a reorganização de 2020 e a validação das atividades não-presenciais, segue para a parte da reorganização segue para a parte pedagógica da rede de ensino. Como o currículo foi readaptado e como será nos próximos anos?

 

Seguindo em conformidade com o que é previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise tudo o que foi trabalhado no ano letivo de 2020 e, em conjunto com sua equipe, identifique as lacunas de conhecimento e trace um plano para o setor pedagógico dos próximos anos na sua rede.