Durante o mês de agosto, o PVE preparou um evento incrível de mobilização para ressaltar a importância de olharmos para os desafios do passado como forma de alcançar o futuro que queremos construir na educação brasileira. Permeado por histórias inspiradoras, novas ideias e estratégias de ação, o evento teve duração de dois dias com a participação de mais de 150 mobilizadores de todo o Brasil. 

 

Diretor do Instituto Votorantim, Cloves de Carvalho, trouxe um recado especial para todos os presentes: “Tivemos o momento mais difícil dos últimos anos por conta da pandemia e fomos desafiados. A parceria com o PVE existe por causa da mobilização que inspira e é a alma do instituto Votorantim. Agora vamos fazer mais, não deixaremos ninguém para trás”. 

 

Integrante da equipe de Inovação do Instituto Votorantim, Arthur Henrique Dos Santos, também esteve presente e mostrou o poder do olhar sensível do mobilizador ao enxergar em cada aluno uma oportunidade de ajudar a construir histórias que transformam toda a estrutura social. 

 

A coordenadora de Educação do Instituto Votorantim, Ana Carolina Bruschetta, ressaltou a importância de caminharmos juntos na mesma direção e na sequência tivemos Rafael Gioielli, Gerente Geral do Instituto Votorantim, com um ponto de vista muito importante sobre o que é a Mobilização: “É um processo que acontece dentro de cada um de nós, não é somente uma ação técnica; a Mobilização existe também por causa da nossa história e trajetória”. 

 

A convidada Nisia Werneck, integrante da Mobilização Social pela Educação, abriu o microfone de forma emocionada. “Ontem, ao passar pelos grupos do PVE fiquei encantada com a qualidade, a criatividade e o carinho de todos os projetos criados e desenvolvidos nos últimos anos em todo o Brasil”.

 

O evento foi organizado com uma série de dinâmicas com foco no passado e futuro e os participantes realizaram trocas valiosas para continuarem com o desenvolvimento das ações no PVE até o final do ano. Além de desejos e sugestões, foram elencadas de forma prática quais ações são fundamentais para  a recuperação da aprendizagem, o combate à evasão escolar e a retomada das aulas presenciais. 

 

Desafios

Acompanhar os desafios da educação e garantir que os obstáculos e desigualdades sociais não impeçam o acesso à Educação tem sido o principal desafio nesse período e nenhum dos avanços que fizemos seria possível sem o trabalho constante dos mobilizadores do PVE. 

 

Como uma forma de valorizar as diversas ações já realizadas e compartilhar dicas valiosas de mobilização, preparamos esse e-book especial com exemplos de ações práticas e dicas valiosas para alavancar a atuação de nossos colaboradores, gerando resultados ainda mais transformadores na sociedade.

 

Vamos descobrir juntos o que vem pela frente?

Clique na imagem ou baixe aqui e compartilhe com a sua rede! 

 

Dicas para mobilizar a sua comunidade