Começou ao som de palmas e a música Tempos Modernos de Lulu Santos, a manhã do primeiro dia da Oficina de Mobilização Social do PVE. Os mobilizadores, formadores e técnicos de mobilização das secretarias de Educação reuniram-se no hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo. As boas-vindas foram dadas pelo diretor-presidente do Instituto Votorantim (IV), Cloves Carvalho, que felicitou e desejou boas-vindas, em especial aos novos municípios do PVE:  Botucatu e Catanduva,  de São Paulo; Imperatriz, no Maranhão; Mucuri na Bahia; e Simões, no Piauí. 

 

 

 

 

 

O objetivo desta oficina é reenergizar os grupos de mobilização para o segundo semestre. Em seguida, Cloves comentou sobre o DNA Social da Votorantim e, neste contexto, a importância da Educação e da Mobilização Social para atingir estes objetivos. Rafael Gioelli, Gerente Geral do IV, subiu ao palco para resgatar a história do PVE e a importância da valorização da educação.

 

 

A equipe da Comviver assumiu o palco para facilitar os processos de conversação entre os participantes. Temas puxados nas conversas buscam colher desafios enfrentados na mobilização e também em direção das possíveis contribuições dos grupos de mobilização social do PVE.

 

 

 

 

 

Depois de uma pausa para o cafezinho, Fu Kei Lin, do Instituto Votorantim, e Igor Müller, da HardFun Studios, apresentaram os resultados do primeiro semestre do PVE nas redes sociais. Já são mais de 12,5 mil pessoas engajadas pela Valorização da Educação. Foi apresentado também, com exclusividade aos participantes do evento, o Mobilização, o aplicativo para ajudar na mobilização social dos jovens no PVE.

 

 

 

Na volta do almoço, as equipes de mobilização iniciaram as atividades em uma dinâmica – chamada de Café Mundial – que estimulou os participantes a analisarem o grau de desenvolvimento dos seus municípios na Matriz de Competências que o PVE visa desenvolver nos territórios onde atua.

 

 

Na sequência, todos levantaram e percorreram o saguão em busca de histórias inspiradoras, na atividade “Feira das Competências”. A ideia deste momento é permitir que os participantes ouçam casos de sucesso de alguns dos municípios selecionados e cujas histórias exemplificam as Competências do programa. A ação possibilita ouvir, aprender e trocar experiências entre todos os agentes de Mobilização do PVE.

 

 

 

Veja a programação da sexta-feira:

2 de Agosto – Sexta-feira

8h30min – 9h: Chegada e recepção
9h – 10h40min: O que me motiva a participar dos grupos Mobilização Social?

 

INTERVALO: 10h40min – 11h10min

11h10min – 12h: Como engajar pessoas na mobilização social do PVE?
12h – 12h40min: Desafio Voluntário

 

ALMOÇO: 12h40min – 13h40min

 

13h40min – 16h: Estratégias e Ferramentas para Mobilização Social 

16h – 17h: Plano de ação individual
17h – 17h45min: Reflexões e aprendizagens
18h: Show de encerramento