Estudante está longe de ser só quem ainda frequenta a escola ou a universidade. Por definição, a palavra vem do latim Studiosus, caracterizando a pessoa dedicada, que gosta de algo, que é zelosa. O estudante é, portanto, aquele que ama o que faz, que ama aprender.

 

Para incentivar este amor pelo estudo, confira algumas sugestões que podem facilitar sua busca por conhecimento:

 

1) Acredite em si mesmo como autor de sua própria jornada | Invista nos seus interesses e desejos de pesquisa e estimule o pensamento nas coisas com que você gosta de interagir. Aposte nos seus sonhos e vontades! Um bom estudante acredita no seu protagonismo e tem força para seguir trilhando este caminho.

 

2) Compartilhe seus interesses | Partilhe suas vontades, seus interesses, e tente encontrar pessoas que gostem das mesmas coisas ou que possam te ajudar a planejar sua jornada. Compartilhando suas ideias você tem mais chance de receber indicações de livros, vídeos, referências diversas para ajudar sua caminhada.

 

Saiba como concorrer na categoria Jovens Mobilizadores

 

3) Aprenda com seus erros | Ao compartilhar com outras pessoas, esteja preparado para receber dicas e respostas que poderão ser valiosas para corrigir a rota de seu percurso. Esteja sempre atento aos temas contraditórios dentro do que você está pesquisando, às polêmicas existentes. Esteja aberto a variar, acolhendo os apontamentos recebidos na caminhada. Aprender com os erros é fundamental para um bom estudo.

 

4) Seja responsável consigo mesmo | Ser responsável envolve ser disciplinado, mas muitas vezes deixamos de investir nas coisas de que gostamos ou acabamos parando na metade. É preciso insistência, seriedade e responsabilidade para amadurecer um estudo. Por muito tempo, fomos acostumados a sermos orientados e ensinados, perdendo, muitas vezes, o gosto por estudar aquilo em que se tem interesse de verdade. Disciplina também é estar pleno de si.

 

Dez dicas para ajudar seu filho a aprender melhor

 

5) Saiba definir suas prioridades | Para um bom estudo, é sempre interessante planejar bem o caminho a seguir. Organizar seus objetivos de forma clara e estabelecer prioridades na jornada do aprendizado é essencial. Tente estimar quanto tempo você dedicará para cada área de estudo e quais tarefas específicas fará. Se for possível, confera seus métodos de estudo e pesquisa com pessoas da área estudada.