(Crédito: Panóptica Multimídia)

 

Para encerrar a manhã do primeiro dia da Oficina de Pactuação, Carlos Sanches e Elis Verri bateram um papo sobre gestão. Sanches é especialista em educação e é ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Hoje, participa do PVE com o Aperfeiçoamento Coletivo para secretários de Educação municipais participantes do programa. Elis Verri é analista de projetos no Instituto Natura e atua no Conviva. 

 

>> Baixe aqui a Agenda de Gestão Educacional (por Carlos Sanches) 

 

O tema principal da conversa foi a agenda para 2020, observando o legado que as gestões atuais podem deixar para depois das eleições. Sanches promoveu uma reflexão sobre os desafios da Gestão Educacional em ano eleitoral, relembrando as medidas necessárias para garantir o que chama de uma “transição republicana”, mantendo as principais estruturas organizacionais da Educação para que os setores públicos não sejam prejudicados.

 

Elis trouxe as inovações do Conviva para a criação do Memorial de Gestão dos municípios. O Memorial será uma ferramenta para os municípios registrarem suas experiências, decisões e memórias, para repassar aos novos dirigentes. O lançamento está previsto ainda para o primeiro semestre de 2020.

 

A Oficina de Pactuação do PVE 2020 segue até quarta-feira (12), no Novotel Center Norte São Paulo. Para o resto do dia, estão previstas palestras, dinâmicas e a entrega do Prêmio PVE 2019, que será transmitido no grupo PVE Nacional.