“Nosso desafio é impedir que barreiras não impossibilitem o desenvolvimento desses alunos ou de qualquer sujeito”, afirma Carla Mauch, da Ong Mais Diferenças

 

Atendendo a vários pedidos, Carla Mauch, fundadora da ONG Mais Diferenças, retornou ao Webinar PVE para falar sobre práticas pedagógicas inclusivas e o planejamento de aulas para todos. A Organização Mais Diferenças atua, há mais de 15 anos, na área de educação inclusiva, mantendo parcerias com setores privados e públicos, em todo o país.

 

— Educação inclusiva é ampliar as possibilidades de disponibilizar outras formas de se relacionar com o conhecimento, de aprender e mudar nosso fazer pedagógico — declara.  

 

Carla repassou quais são os direitos das pessoas com deficiência, de acordo com a Convenção da Organização das Nações Unidas, ressaltando que a oportunidade igualitária para todos se apresenta na escola, para que os alunos com e sem deficiências possam ter as mesmas possibilidades de aprendizagem.

 

— Nós não vamos acabar com a deficiência do aluno. O que temos que trabalhar é com as barreiras. O nosso desafio é impedir que barreiras não impossibilitem o desenvolvimento desses alunos ou de qualquer sujeito, seja na escola, sociedade, trabalho — conta Carla.

 

 

Carla promoveu, também, um exercício para os público do webinar: ao mostrar a capa de um livro, Carla pediu que os participantes elaborassem uma descrição para a ilustração, da maneira que fariam para alunos com deficiência. Faça você também em casa: como você descreveria esta imagem a uma criança que não tem as mesmas referências que você?

 

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Apresentação de Carla Mauch: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na sexta-feira (15), Carlos Sanches recebe Nelson Gimenes, pesquisador da Fundação Carlos Chagas e professor da PUC-SP, abordando o Uso dos Indicadores Educacionais para a Realização das Avaliações durante a pandemia. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.