“A formação não é o último da lista de prioridades nesse momento”, lembra Roberta Panico, da Comunidade Educativa Cedac

 

Na manhã desta segunda-feira (15), recebemos Roberta Panico, diretora de Desenvolvimento Educacional na Comunidade Educativa Cedac, para uma discussão que não pode ser esquecida durante o período de distanciamento social: a formação continuada de professores e gestores. Considerando o que já falamos aqui no Webinar PVE, a manutenção dos direitos de crianças e adolescentes deverá ser uma prioridade nas redes escolares e a formação continuada pode ser um grande aliado nessa missão.

 

— Podemos olhar para a formação dos professores pensando na necessidade de não acirrar as desigualdades da aprendizagem, porque nessa pandemia veio para acirrar isso. A gente precisa pensar mesmo no processo formativo dos profissionais tentando reverter essa situação — acredita Roberta.

 

Leia também: “A minha preocupação maior é garantir que os direitos das crianças sejam respeitados”, afirma Maria Thereza Marcílio, do Instituto Avante

 

A profissional lembra que ao falarmos de educação pública, é dever das autoridades competentes garantir as condições para o pleno exercício da profissão.

 

— A formação continuada só será efetiva se, de fato, secretários, governadores e prefeitos gerarem condições para que ela ocorra na rede, de forma remota ou presencial, a ser desenvolvida no contexto da prática desses profissionais  — aponta.

 

Roberta faz também uma provocação a gestores e secretários de Educação sobre a formação de profissionais das escolas, além de professores e gestores, para o retorno eventual das aulas presenciais. Todo o protocolo escolar será alterado, de acordo com as recomendações dos órgãos responsáveis, para atender alunos e comunidade escolar de uma maneira segura. 

 

— Uma coisa é o porteiro saber que precisa fazer assim porque o diretor mandou. Outra coisa é porque entende, participou da definição dos protocolos da escola, entendeu as recomendações dos órgãos de saúde para isso. Essas relações formativas precisam existir, porque se não fica uma “mandação”, perde a intencionalidade, o propósito de por que estamos fazendo assim e não assado. Por isso falo que a formação não deveria estar na última na lista de prioridades dessa crise. Ela deveria estar lá na primeira linha da prioridade, porque os processos e relações precisam ser formativos. Eu preciso acreditar no potencial do outro para que ele possa fazer melhor o que ele faz — conclui.

 

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Acesse o material apresentado: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quarta-feira (17), Carlos Sanches recebe Silvio Graboski, advogado e assessor jurídico da UNDIME-SP, para falar sobre como resolver os problemas de gestão com o amparo da legislação durante a pandemia de Covid-19. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.