“O medo de errar é o primeiro passo que não podemos dar”, diz Raph Gomes Alves, ex-diretor de currículos do MEC

 

Nesta semana, o convidado do Webinar PVE foi Raph Gomes Alves, ex-diretor de currículos do Ministério da Educação. Dessa vez, o tema foi o planejamento curricular e a implementação das atividades não presenciais, com a mediação de Carlos Sanches, consultor educacional do PVE, e Carolina Nunes, do Instituto Votorantim. Nesse período longe das salas de aulas, Raph diz que a primeira ação a ser evitada é a paralisação total:

 

— O medo de errar é o primeiro passo que não podemos dar — lembra o especialista.

 

Leia também: “A minha preocupação maior é garantir que os direitos das crianças sejam respeitados”, afirma Maria Thereza Marcílio, do Instituto Avante

 

Raph lembra também que a situação com o Covid-19 faz ressurgir o papel da escola além do local de conhecimento, mas também no papel social da instituição escolar, de cuidado com a comunidade escolar.

 

— A escola também tem a função de formar esse cidadão que ja é atuante, tentando construir uma sociedade mais justa, menos desigual, que as pessoas tenham oportunidades diferentes — explica.

 

Mesmo com toda a dificuldade, o fato de ainda estarmos próximos dos nossos estudantes é extremamente estratégico para a Educação. Raph aponta que apesar dos desafios que a aprendizagem remota encontra hoje, como a falta de recursos tecnológicos, engajamento dos alunos e até falta de preparo dos professores, é essencial manter a proximidade. 

 

—Em algum momento, as aulas presenciais vão retornar, e se a gente se afasta dos nossos estudantes, famílias e professores nesse momento, a chance desse estudante retornar é muito baixa — aponta Raph.

 

O palestrante também elaborou um Ebook gratuito para gestores sobre atividades não presenciais. Clique aqui para fazer download.

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Acesse o Ebook sobre atividades não presenciais: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (6), recebemos Priscila Cruz, do Todos Pela Educação (TPE) e Cloves Carvalho, presidente do Instituto Votorantim, para falar sobre Desafios e Legados da Educação Durante e Pós-Pandemia. Acompanhe, ao vivo, a partir das 9h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.