“Na volta, precisaremos muito do professor acreditando na grande transformação que virá pela frente”, declara Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime Nacional

 

Na manhã desta terça-feira (7), recebemos Luiz Miguel Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para uma conversa sobre as diretrizes da organização em relação ao retorno às aulas presenciais. Carlos Sanches, especialista em gestão do PVE, e Carolina Nunes, do Instituto Votorantim, participaram da conversa.

 

— A Undime parte do princípio que todos os alunos precisam voltar em situação de igualdade — decreta o presidente da organização.

 

Luiz acredita que no retorno às aulas, os professores tornarão-se ainda mais necessários como líderes da transformação na Educação. É de entendimento que o modelo educacional híbrido deve ganhar mais ênfase no ensino em todo o mundo e que serão anos de recuperação desse período longe das salas de aulas.

 

— Na volta, precisaremos muito do professor acreditando na grande transformação que virá pela frente. Nós iremos avançar mais do que se nada tivesse acontecido e nós viéssemos com os instrumentos tradicionais de educação que usávamos antes — prevê.

 

O professor também alerta para o risco do uso das tecnologias ser visto como uma substituição à Educação tradicional, feita antes da pandemia. Não são situações comparáveis, em que professores poderiam ser substituídos facilmente por aulas gravadas.

 

— Precisamos tomar cuidado para fazer com que o emergencial não se torne protocolo — reafirma.

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Acesse o material apresentado: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na sexta-feira (10), Carlos Sanches recebe Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ, para falar sobre a organização da recuperação da aprendizagem. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.