Claudia Costin: “eu não voltaria ao antigo normal. Aproveitaria para ensinar mais e melhor os fatos que os alunos estão vivendo, trabalhando a colaboração entre os professores”

 

Para quem já conhece Claudia Costin, a convidada da manhã desta sexta-feira (10) no Webinar PVE, já sabe que a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ traz sempre um discurso inspirador para gestores, secretários e professores de todo o país. Dessa vez, não foi diferente. De início, Claudia fez uma recapitulação do contexto educacional que estamos vivendo.

 

—  De uma maneira ou de outra, um exército de professores, sem a coordenação do Ministério da Educação,  está na linha de frente dando uma resposta educacional. Uma boa parte deles sob a liderança dos secretários municipais ou estaduais de Educação em um momento que o ministério se fez ausente. É como se os pais [o ministério] saíssem de casa e as crianças começaram a se organizar pra poder viver — avalia a especialista.

 

Olhando de uma maneira mais positiva, Claudia lembra que ainda há pontos a serem celebrados no meio do caos e orienta gestores e secretários a ver pela mesma perspectiva:

 

— Os professores sabem que entramos nisso despreparados, mas os professores se reinventaram. É fantástico olhar pro copo meio cheio! — opina.

 

Claudia orienta gestores a aproveitar o tempo com as escolas vazias para adaptar-se fisicamente ao retorno, independente de quando isso aconteça;

 

— Além de elaborar os planos de recuperação de aprendizagem, é o momento de fazer pequenas reformas para deixar as condições sanitárias melhores. Quem tiver que fazer aquisições de termômetros, equipamentos, veja junto com a Saúde e temos que começar a agir — aconselha.

 

Sobre o retorno presencial. além do cumprimento das normas sanitárias que ainda devem ser estabelecidos pelas autoridades, Claudia orienta que as ações pedagógicas devem iniciar pelo acolhimento aos alunos e professores.

 

— Essa é a chance dos alunos serem protagonistas na Educação. Não vamos fingir que a epidemia não aconteceu. Eu não voltaria ao antigo normal. Aproveitaria para ensinar mais e melhor os fatos que eles estão vivendo, trabalhando a colaboração entre os professores — sugere.

 

Claudia aposta na aprendizagem por projetos, unindo disciplinas, focando em temas que sejam relacionados à pandemia, como uma das maneiras possíveis de trabalhar na recuperação da aprendizagem enquanto mantendo as competências da Base Nacional Comum Curricular. Por fim, Claudia reforça o compromisso que aguarda os profissionais da Educação e da Gestão Pública nos próximos anos:

 

— É bom ter consciência de que estamos vivendo um momento difícil. Por outro lado, precisamos da liderança de cada um de vocês! Sejam lideres nas comunidades de vocês para assegurar Educação de qualidade para todos e cada um — finaliza.

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Confira a programação da semana aqui.