É imprescindível começar o planejamento do retorno presencial às escolas o quanto antes, como já adiantou nosso especialista em gestão Carlos Sanches. O norteador será a saúde e bem-estar de todos e, por isso, convidamos duas especialistas em saúde da Beneficência Portuguesa de São Paulo para o encontro desta semana do Webinar PVE: a infectologista Silvia Christ, gerente de práticas médicas e coordenadora do serviço de controle de infecção hospitalar, e a especialista Claudia Attis, gerente-executiva de enfermagem, ambas do Hospital BP Mirante, de São Paulo.

 

 

As especialistas compartilharam as recomendações do ponto de vista da área da saúde para que os planejamentos das escolas e redes de ensino possam garantir a segurança de todos. Primeiro, a infectologista Silvia Christ trouxe um ponto relevante aos estudantes:

 

— De acordo com o que temos disponível na literatura, crianças e adolescentes entre 1 e 18 anos, sem fatores de risco, apresentam sintomas leves da doença ou são assintomático — explica a profissional.

 

A recomendação da profissional é que as escolas possam fazer triagem de alunos e funcionários para a identificação de sintomáticos, para evitar a transmissão do vírus para funcionários, alunos e responsáveis.

 

Acesse a apresentação resumida completa clicando aqui

 

Medidas essenciais para planejar a triagem de sintomáticos

— Avalie sua população
— Avalie seus recursos e defina estratégias
— Avalie sua capacidade de atendimento
— Identifique suas portas de acesso
—Desenvolva acordo com pais e alunos
— Defina a referência

 

Recomendações para o uso de máscara

Use máscaras comuns, sem a necessidade de filtro, durante todo o período em que as pessoas permanecerem na escola, exceto durante a alimentação, cobrindo o nariz e a boca. Em São Paulo, é recomendado uso de máscaras para adultos e crianças a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

 

Cuidados: retirar pelo elástico, não tocar na parte da frente, guardar em saco plástico ou papel quando não estiver utilizando. Em caso de máscaras descartáveis, a troca precisa ser feita a cada 2 ou 3 horas, sempre que estiver úmida ou danificada. Em caso de máscaras de tecido, a troca é diária. Descarte: máscaras descartáveis devem ser desprezadas no lixo comum. 

 

Recomendações para o uso de Uniformes e Aventais

Recomendado uso por professores e alunos. A recomendação é que a colocação do avental seja feita na entrada da escola e a retirada ao sair da escola, evitando o uso durante o trajeto. Higienizar as mãos antes e depois do contato. Disponibilizar avental e luva descartável para acompanhamento de alunos que apresentem sinais e sintomas durante o período.

 

Recomendações para o uso de óculos de proteção e Face Shield

Funcionários da limpeza e professores e cuidadores de crianças de 2 a 6 anos devem usar óculos de proteção e o uso por professores e cuidadores de crianças de 2 a 6 anos pode ser avaliado, em função do risco de respingo de secreções respiratórias nos olhos. O objetivo é cobrir olhos, nariz e boca. Os cuidados necessários são a higienização com álcool 70%, uso individual e acondicionar em locais possíveis de higienização.

 

 

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“Avalie sua estrutura e a legislação vigente e depois comece seu plano” 

A gerente-geral de enfermagem do BP Mirante, Claudia Attis, reafirma que todas as decisões de gestores e secretários precisam ser tomadas com base na legislação vigente daquela região específica. Claudia relembra que, no que tange a COVID-19, é difícil ter uma resposta única para cenários distintos:

 

— É muito difícil trazer uma receita de bolo, porque cada lugar é único e tem suas particularidades — reitera.

 

A gerente-geral de enfermagem também sugeriu tópicos para o planejamento de retorno, garantindo o distanciamento seguro:

 

— Avalie sua capacidade instalada

— Avalie seus recursos

— Compartilhe decisões (com os alunos, a escola e as famílias)

— Avalie seus canais de comunicação

— Avalie as oportunidades para o distanciamento seguro

— Avalie novos métodos de ensino

— Avalie sua população de risco

— Avalie a legislação vigente do seu município

— Estabeleça parcerias

— Identifique potenciais oportunidades

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Acesse a apresentação do BP Mirante sobre o assunto: clique aqui