“Todos nós seremos equilibristas, tentando garantir a Educação de todos”, afirma o contador Jeam Rogoni

 

Fechando a semana do Webinar PVE, o contador Jeam Adriano Rogoni retornou, na manhã desta quinta-feira (30), para auxiliar gestores com a reorganização orçamentária da educação para o fechamento do ciclo de gestão. 

 

— Como nenhum de nós passou por isso antes, é importantíssimo nos organizarmos, analisarmos as possibilidades, relatar e justificar as dificuldades das decisões contemporâneas — aconselha Jeam.

 

Jeam é administrador e contador, especialista em gestão financeira e controladoria, auditoria, perícia, compliance e gestão de riscos, além de ser consultor em Gestão do Orçamento da Educação Pública. Essa é a segunda vez que ele é o convidado do Webinar PVE. Na primeira vez no Webinar PVE, o assunto foi os contratos com fornecedores de escolas e como proceder. 

 

Como ainda estamos vivendo um período de incerteza sobre o retorno das aulas em todas as escolas, as questões financeiras também são extremamente afetadas por essa falta de calendário definido.

 

— Existe a possibilidade do ano letivo não coincidir com o ano civil e o exercício financeiro. Para isso, temos que estar preparados — lembra Jeam.

 

Por fim, Jeam admite que não será um desafio simples para secretários neste momento, mas que o ideal é registrar todas as suas decisões, documentá-las. Assim, haverá argumento para justificar qualquer desencontro no futuro.

 

— Todos nós seremos equilibristas, tentando garantir a Educação de todos e fazer com que a gente contemple a legislação que nós temos em relação ao orçamento —  afirma Jeam Rogoni.

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Apresentação de Jeam Adriano Rogoni: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (4), Carlos Sanches recebe Maria Helena Guimarães de Castro, conselheira do Conselho Nacional de Educação. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.