Ítalo Dutra, Chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi o convidado da manhã desta quinta-feira (7) do Webinar PVE. Em vez de abordar a pandemia de Covid-19, a conversa da vez foi focada no futuro: como combater a evasão escolar pós-pandemia? A Unicef tem uma série de iniciativas para resgatar alunos que já estão se afastando do convívio escolar, como meio de conter a distorção idade-série, e recuperar alunos que já estão evadidos.

 

>> Indicador Distorção Idade-Série: o que é e para que serve?

 

As atividades remotas disponibilizadas online ou impressas para retirada nas escolas, apesar de serem uma maneira de contornar a falta de aulas, não chegam a 100% dos alunos. É previsto que alguém não tenha acesso, por quaisquer razões, a esse material e, quanto mais aumenta o tempo longe das salas de aula, maior fica a distância entre os alunos e a educação.

 

— Existe uma parte de crianças e adolescentes que não vão conseguir estudar mesmo com essas coisas

 

Por isso, o Unicef preparou uma série de conteúdos didáticos em áudio, sem licença de uso, para que possam ser distribuídos livremente por todo o país.A ideia é que, ao produzir em áudio, os materiais possam ser veiculados em rádio, tendo em vista que ainda é o meio de comunicação mais predominante no Brasil. O foco é Educação Infantil e séries iniciais.

 

— Um dos nossos desafios é ter crianças pequenas com pouco conteúdo e menos autonomia para trabalhar sozinha. Alunos de Séries Finais e Ensino Médio conseguem, mas crianças menores precisam da mediação de adultos. Por isso, priorizamos o áudio — Ítalo conta.

 

>> Acesse aqui os conteúdos produzidos pela Unicef

 

Além disso, o Unicef está ajudando profissionais da Educação na preparação ao retorno para as salas de aula. Com o objetivo de diminuir a evasão escolar e recuperar alunos já evadidos, a plataforma Busca Ativa Escolar está funcionando a todo vapor.

 

— A gente precisa começar já a se preparar para essas escolas, com os modelos de retorno que vierem. O objetivo é diminuir a evasão escolar. Temos que nos preparar para não deixar nenhum pra trás — afirma Ítalo.

 

A iniciativa é uma parceria do Unicef com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Lá, municípios podem aderir a um sistema que integra vários setores públicos para monitoramento de frequência dos alunos e recuperação dos estudantes que estão se afastando da escola. Acesse aqui a Busca Ativa Escolar.

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— UNICEF Brasil: clique aqui

— Busca Ativa Escolar: clique aqui

— Trajetórias de Sucesso Escolar: clique aqui

— Deixa que eu conto: clique aqui

— Incluir Brincando: clique aqui

— Portas Abertas para a Inclusão: clique aqui

— Principais mensagens e ações para a prevenção do coronavirus em Escolas: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na sexta-feira (8), Carlos Sanches recebe Jean Rafael Tomceac, coordenador de educação do CIEB, falando sobre a emergência de competências digitais e a autoavaliação de professores durante a pandemia. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.