Começamos a semana no Webinar PVE ouvindo de quem faz o nosso projeto: os municípios do PVE. Recebemos os secretários de Educação Marilene Collet Krause, de Ibirama (SC) e André Luis De Francesco, de Limeira (SP), contando como está sendo a reorganização das suas redes de ensino durante a pandemia. Os dois municípios são parceiros do PVE e já desenvolviam ações para estrutura da rede nos anos anteriores. Quando chegou o momento do isolamento social, as duas cidades aceleraram seus planos de tecnologia na educação e se reorganizaram para atender a demanda dos alunos. 

 

Em Ibirama, município catarinense de 17 mil habitantes, a rede municipal tem seis escolas. O uso das ferramentas Google Drive e Google Classroom já estava sendo implementado em 2019. Hoje, as ferramentas estão disponíveis gratuitamente para acesso de todos. As atividades são compartilhadas com os alunos pelo Drive. Os professores também cumprem uma carga horária online, com aula via Google Meet. Pais e responsáveis podem acessar os horários dos professores e acompanhar o desempenho dos filhos e as aulas, se desejarem.

 

— Nosso objetivo maior é chegar a 100% das crianças que nesse momento estejam distante das nossas escolas — afirma a secretária, Marilene Krause.

 

Para a Educação Infantil, pais têm acesso a um portal exclusivo com atividades e espaço para comunicação com os professores. Cada família recebeu login e senha para acesso. As escolas também se mantém em contato por meio do WhatsApp, em função do tamanho da rede. São pouco mais de dois mil alunos em todo o município.

 

— O retorno das atividades chega a 70%. A gente vê que as famílias estão participando. A gente sabe que no retorno das aulas, será um novo ano para os pequenos, uma nova adaptação — pontua.

 

Em Limeira, no interior de São Paulo, o tamanho da questão é bem diferente: o município tem mais de 250 mil habitantes.  Como a rede municipal tem 80 escolas, grupos de trabalho com cada uma das áreas a ser adaptada foram formados. São elas: regulamentação de diretrizes com o Conselho Municipal de Educação; calendário escolar; recursos humanos – procedimentos e convocações; atividades pedagógicas aos estudantes, normatização e encaminhamentos, e, por fim, estudos sobre impactos financeiros; contratos e termos de colaboração e Programa Bolsa Creche.

 

>> Confira também dicas para as famílias lidarem com
as crianças e adolescentes no período de pandemia

 

A partir disso, optaram por usar o modelo híbrido de ensino durante este período, priorizando as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Distribuíram kits impressos com materiais, contendo um roteiro de estudo (Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos) ou um roteiro para orientação das famílias (Educação Infantil e Educação Especial), junto com um livro de literatura adequado à idade. Começaram, inicialmente, com o mesmo volume de atividades para todas as crianças do Ensino Fundamental, mas logo se adaptaram.

 

— No início, propomos mais atividades, mas vimos que estava sendo demais para as crianças. Alunos de 1º a 3º anos ainda precisam muito do auxílio da família — relembra André Luis.

 

Os professores também ficam disponíveis online, sendo dois componentes curriculares por dia, tirando as dúvidas dos estudantes. Há uma grade de horário, facilitando o estabelecimento de uma rotina. Além disso, o município apostou no desenvolvimento de plataformas próprias para distribuir o conteúdo. Algumas delas já estavam ativas, mas agora ganharam muito mais importância. O site da secretaria municipal de Educação é onde professores podem entrar e compartilhar as matérias com os alunos e um espaço onde os alunos podem brincar com jogos educativos e acessar materiais didáticos. 

 

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

— Acesse a apresentação de André Luis de Francesco, de Limeira: clique aqui

— Acesse a apresentação de Marilene Collet Krause, de Ibirama: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na terça-feira (12), Carlos Sanches recebe Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo, falando sobre o regime de colaboração entre municípios para superar desafios pós-pandemia. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.