“O planejar faz parte do nosso fazer. E agora, como vamos planejar?” questiona Anna Helena Altenfelder, do Cenpec

 

Iniciando a semana no Webinar PVE, recebemos Anna Helena Altenfelder, presidente do conselho de administração do Cenpec, para falar sobre escuta como estratégia de construção coletiva e colaborativa durante a pandemia de covid-19. O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltados à melhoria da qualidade da educação pública e a incidência no debate público. Também são parceiros da Parceria pela Valorização da Educação (PVE).

 

Para a reflexão desta manhã, Anna Helena relembra os estudos do sociólogo suíço Philippe Perrenoud e ressalta a importância do planejamento para o fazer pedagógico. 

 

— O planejar é um dos primeiros aprendizados na formação dos professores. O planejar faz parte do nosso fazer, muitas vezes até trazendo uma sobrecarga de trabalho. E agora, como planejar? — questiona.

 

Leia também: “Não precisamos entrar na casa das crianças só com as atividades”, diz Maria Alice Junqueira, do Cenpec

 

Anna Helena aponta que, nesse processo, a atuação colaborativa deverá guiar as soluções em cada localidade, uma vez que cada situação é extremamente particular.

 

— O mais desafiador é que não existe solução única. As soluções serão territoriais. Os secretários de Educação devem acolher, ouvir seus diretores e famílias, e isso vai embasando e subsidiando decisões e ações, sempre avaliando conjuntamente — aconselha.

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quarta-feira (10), Carlos Sanches trará simulações de reorganização de calendário escolar para as redes municipais. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.