Na manhã desta terça-feira (5), a professora Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa Cedac, fez uma reflexão sobre o que já aprendemos, até agora, com a pandemia. Apesar de todas as notícias ruins, as crises tendem a acelerar mudanças em todos os setores da sociedade. Na Educação, a professora aponta que não foi diferente.

 

— A pandemia puxou o nosso tapete e nos tirou da inércia. Fez com que a gente olhasse para as crianças, adolescentes, jovens e famílias, e para dentro da escola. Também apareceu, logo de cara, a ligação da escola com a proteção social. As crianças precisavam comer e muitas delas precisavam da alimentação escolar — relembra.  

 

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Tereza ressalta que a pandemia também reforçou a necessidade do trabalho intersetorial nas redes públicas de educação. A professora lembra que a operação de conselhos de educação, assistência social e saúde auxilia na relação com as famílias.

 

— Estamos aprendendo a olhar para essa diferenciação. Não mais reclamar da família desestruturada, mas pensar em como apoiar essas famílias, pensando nessas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade — avalia.

 

De acordo com Tereza, o auxílio às famílias com maiores dificuldades nesse momento mostra o abismo da desigualdade social no país. Ela aponta a necessidade de políticas públicas conectadas com as realidades de cada lugar. A professora relata que muitos professores acabaram visitando os alunos para trazer materiais didáticos e se depararam com a vida na casa daquelas crianças e adolescentes.

 

— Eles viram as condições que os estudantes estão vivendo. Esse desejo responsável e solidário tem dado uma nova marca para a educação. Tem trazido uma outra perspectiva, humanizado a relação da educação. Ficou nítido que precisamos desnaturalizar os padrões excludentes que temos hoje — afirma.

 

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Sobre as atividades remotas sendo realizadas, Tereza é crítica do alto volume de trabalhos e atividades enviadas para casa. Ela lembra que o que os estudantes mais sentem falta é dos colegas da escola.

 

— Não adianta pensar que a escola se reduz a mandar atividade para casa. Mandar um mundaréu de lição para casa não vai resolver o problema da educação. A educação é muito mais ampla do que só fazer lição — declara.

 

A professora lembra que, nessa época de incertezas cada vez mais frequentes, a única certeza que permanece é a necessidade de convivência entre as pessoas.

 

— Devemos procurar fazer isso da melhor qualidade possível, trazendo o que temos de melhor. Em época de crise, cada um dá o melhor de si. As certezas que temos são os vínculos, afetos e condições — finaliza.

 

 

Materiais deste webinar:

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O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quarta-feira (6), Carlos Sanches recebe Heloisa Mesquita, professora de Serviço Social na PUC-Rio, falando sobre a articulação dos diversos setores no enfrentamento da pandemia. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h. Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.