“A pandemia escancara a necessidade de Estado e municípios trabalharem juntos”, afirma Maria Cecília Amêndola da Motta, Secretária de Educação do MS

 

Na manhã desta segunda-feira (18), o Webinar PVE recebeu Maria Cecília Amêndola da Motta, Secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e Presidente do Consed, que falou sobre a importância das ações conjuntas entre Estados e municípios durante e pós-Pandemia, relatando a sua experiência enquanto administradora da pasta de Educação no seu Estado.

 

Maria Cecília contextualizou que tão logo foi instaurou o recesso, a secretaria orientou diretores e professores a alinharem qual a ferramenta mais utilizada entre os educadores e alunos, para que o conteúdo pudesse ser repassado por esse novo meio, o que demandou, em primeiro momento, um planejamento inicial. As orientações foram socializadas entre os diretores das escolas estaduais, mas também com os secretários municipais de Educação, reforçando uma parceria entre todos os agentes do sistema de educação pública.

 

A secretária enumerou algumas das ações que foram desenvolvidas em resposta à suspensão das aulas em virtude da pandemia, entre elas a normatização das aulas não-presenciais com a aproximação com o Ministério Público, Conselho Estadual de Educação, Undime e municípios.

– Essa pandemia escancarou a necessidade de estados e municípios trabalharem juntos – afirma Maria Cecília.

 

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Para isso, foi disponibilizado no site da secretaria do estado, videos com dicas para os professores utilizarem ferramentas digitais, e também a liberação do Google Classroom para todas as escolas, mas enfatizou que o recurso só funciona nas localidades onde há conectividade. Para os alunos que não possuem acesso à internet, foi disponibilizado material impresso que podem ser retirados nas escolas.

– A pandemia escancarou as diferenças sociais que sempre tivemos, porque tem famílias que nem água tem; e como vai lavar a mão? Que dirá ter acesso à internet? – questiona a secretária.

 

O Estado antecipou o recesso escolar, que se iniciou em 30 de abril e retorna às aulas nesta terça-feira. Para a volta às aulas a secretaria realizou um acordo com um canal de televisão que irá transmitir conteúdos que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio como maneira de tentar dirimir as dificuldades de acesso aos conteúdos por parte dos estudantes que não têm acesso à internet. E um fator em favor da transmissão de conteúdo educativo pela televisão é que o Mato Grosso do Sul possui um currículo comum às redes públicas – municipal e estadual – e privados, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Todas estas mudanças para a implementação das aulas online vinculantes à carga horária foram articuladas com o Ministério Público Estadual, para que haja entendimento de que as atividades propostas pela secretaria estivessem em acordo com o entendimento do MP, tendo ciência, também, de que alguns alunos tenham dificuldades ao acesso aos conteúdos, o que gera prejuízos ao estudante.

 

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E neste cenário que a secretaria se prepara, também, para o retorno às aulas presenciais – ainda que haja um posicionamento do governo do estado de que não haverão aulas presenciais até 30 de junho.

– Não sabemos bem como será o retorno, mas tenho certeza de que nossas aulas nunca mais serão como antigamente, elas serão híbridas. Mas para chegarmos nisso, precisamos de conectividade em todos os lugares.

 

Até o retorno oficial, a secretaria está elaborando um manual para este retorno, prevendo ações e adaptações que vão desde as adaptações que as escolas deverão passar para atender as exigências de biossegurança, até a acolhida aos estudantes, professores e diretores – o que deve ser contemplado em uma formação aos educadores sobre as competências socioambientais previstas na BNCC.

– O professor precisa estar preparado para receber alunos traumatizados e que podem ter sido vítimas de violência durante este período de confinamento. Precisamos, também, estarmos preparados para receber os alunos em diferentes níveis de aprendizagem – que serão testados em uma avaliação diagnóstica. Para isso deverá ser oferecido aulas complementares de reforço extraclasse – explica Maria Cecília.

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na terça-feira (19), Carlos Sanches recebe Emílio Munaro, diretor do Instituto Ayrton Senna, para falar sobre Competências Socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.