“A educação transforma vidas”, defende Emílio Munaro, diretor do Instituto Ayrton Senna

 

Na manhã desta terça-feira (19), o convidado do Webinar PVE foi Emílio Munaro, diretor do Instituto Ayrton Senna (IAS). Como tema, ele trouxe as competências socioemocionais na Base Nacional Curricular (BNCC).

 

Com trajetória na iniciativa privada, Emílio foi o primeiro diretor de Educação na Microsoft no Brasil, em 2005, e hoje atua no terceiro setor. Também trabalha como professor voluntário de inglês em comunidades carentes de São Paulo e militante da educação.

 

– A educação transforma vidas – afirma Emílio ao relatar um pouco da sua trajetória e capítulos tristes dela, mas que reforçaram sua crença no poder da educação.

 

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Emílio defende que as competência como empatia e resiliência podem ser ensinadas, e para isso apresentou uma metodologia desenvolvida pelo IAS, que passa por uma educação intencional, e a aplicação da metodologia SAFE (sequencial, ativo, focado e explícito – mais detalhes abaixo). Um ponto importante para o sucesso desta iniciativa é que os professores também precisam passar por esta formação, para que possa transmitir este conhecimento aos alunos.

 

– Ninguém muda ninguém, as pessoas são transformadas – resume Emílio.

 

Durante sua fala, Emílio apresentou uma página especial – disponível no site do IAS – com dicas e vídeo aulas que ajudam os educadores a promover e desenvolver as competências socioemocionais para contextos de crise.

 

Emílio defende que o desenvolvimento destas competências influenciam positivamente no aprendizado dos alunos. Como exemplos, ele mencionou medidas aplicadas por países como a Finlândia que, neste contexto de pandemia, reduziu a carga horária de conteúdos e ampliou disciplinas que tratam do tema.

 

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Ele também fez um resgate da atuação do IAS no município de Sobral, no Ceará, que, em 1996 tinha os piores índices do país no Ideb e Saeb e que, com o auxílio da intervenção do instituto, a rede pública daquele município está, hoje, com 46 pontos percentuais acima da cidade de São Paulo.

 

Emílio também apresentou as transformações em estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede estadual do Mato Grosso do Sul que tiveram a oportunidade de desenvolver as competências socioemocionais por meio de uma aula semanal sobre o tema, pelo projeto “Diálogos Socioemocionais”, que teve a duração de seis meses.

 

A metodologia SAFE em tópicos:

Sequencial: as competências devem ser trabalhadas uma por vez, de modo estruturado

Ativo: as atividades propostas devem fomentar a participação ativa dos estudantes, por meio de práticas e vivências

Focado: os estudantes precisam ter clareza de qual é a principal competência a ser desenvolvida na atividade, e ter tempo para vivenciá-la e observar a si mesmo

Explícito: as metas de desenvolvimento pessoal devem ser compartilhadas entre professores e estudantes, com acompanhamento e devolutivas durante o processo

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quarta-feira (20), Carlos Sanches recebe Viviana Santiago, gerente de Gênero e Incidência Política da Plan International Brasil para falar sobre como reforçar a proteção de crianças e adolescentes em meio à pandemia. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.