“Nós não vamos voltar como se voltássemos de férias”, lembra Kátia Stocco Smole, do Instituto Reúna

 

Na manhã desta sexta-feira (29), o Webinar PVE recebeu Kátia Stocco Smole, diretora do Instituto Reúna, para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no retorno às aulas depois do distanciamento social. O Instituto Reúna é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com foco na implementação da BNCC e no cumprimento da meta 7 do Plano Nacional de Educação, que prevê o fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades.

 

Leia também: “Para que a gente possa fazer bons planejamentos, a gente precisa ter em mãos bons diagnósticos”, alerta Nelson Gimenes, da Fundação Carlos Chagas

 

O retorno às salas de aulas deverá ser gradual em todo o país, de acordo com as realidades locais. Estamos todos juntos ao afirmar que, eventualmente, as aulas devem ser retomadas, de alguma maneira.

 

— Nós não vamos voltar como se nós voltássemos de férias. Vai ser tudo muito diferente. Nós temos muitas coisas para pensar. Temos que pensar em como vamos acolher quem não teve acesso às coisas que a gente ofertou. Vamos pensar nas perdas que aconteceram. Não é uma volta qualquer — alerta a professora.

 

Para auxiliar a gestão de secretarias de educação e escolas brasileiras agora,  no período de distanciamento, e no retorno, o Instituto Reúna preparou o Mapa de Foco, uma ferramenta que norteia a organização do currículo de acordo com a BNCC no Ensino Fundamental (EF). O acesso é gratuito, basta fazer cadastro na plataforma do instituto. A ferramenta ainda está na versão preliminar.

 

Clique aqui para acessar o Mapa de Foco

 

Adaptando-se também para acomodar as mudanças provocadas pela pandemia, o Mapa de Foco traduz as habilidades focais do EF em objetivos, guiando aprendizagens e desenvolvimento integral dos estudantes.

 

— Nós queremos ajudar muito a reduzir e até evitar deficits de aprendizagem em situações adversas, seja como da pandemia, ou seja em projetos que visem diminuir o distanciamento entre o que está previsto no currículo e aquilo que os nossos alunos sabem — explica Kátia.

 

Leia também: “A BNCC não é sobre que conteúdo precisa saber. É sobre o ser humano que queremos formar”, afirma Cleuza Repulho, ex-presidente da Undime

 

Materiais deste webinar:

– Confira o material apresentado: clique aqui

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na segunda-feira (1º), Carlos Sanches recebe Aluísio Gomes da Silva Junior, doutor em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ e professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, falando sobre a reorganização das escolas na volta às aulas presenciais a partir das recomendações de Saúde. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.