Mais uma vez, o Webinar PVE abre espaço para os secretários de Educação compartilharem suas práticas em cantos diferentes do país. Recebemos, na manhã desta quarta-feira (22), Cléria Melo, secretária de educação de Três Marias (MG) e Bruno Barral, secretário de educação de Salvador (BA). A mediação foi de Carlos Sanches, especialista em gestão municipal do PVE, e Carolina Nunes, do Instituto Votorantim.

 

Três Marias é um município da região centro-norte de Minas Gerais e também é participante da Parceria pela Valorização da Educação. A rede municipal de Educação tem pouco mais de 4 mil alunos e, por lá, uma das principais dificuldades durante o período da pandemia foi a falta de conexão com a internet no município, que possui área rural. Por isso, a entrega de atividades impressas foi uma das alternativas feitas pela rede, para que responsáveis e cuidadores dos alunos pudessem retirar nas unidades escolares.

 

— Foi a única garantia que tivemos que ia chegar a todos, porque nós sabemos que não são todos que tem internet. Fizemos a opção de entregar o material impresso a cada aluno, de maneira controlada, do cumprimento da carga horária, e quem não pode buscar na escola, recebeu os materiais em casa — conta a secretária Cléria Melo, de Três Marias (MG). 

 

Enquanto as escolas não recebem os alunos, Cléria e sua equipe na secretaria municipal já estão organizando os protocolos de retorno presencial, como a compra dos materiais de proteção que estão sendo adotados nos retornos escolares em todo o mundo: materiais de limpeza, termômetros e equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

— Começamos com a criação da comissão de gerenciamento da pandemia na secretaria para fazer esse trabalho. Nós não podemos voltar sem garantir a segurança dos alunos e professores — Cléria afirma.

 

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Em Salvador, a capital baiana enfrenta uma situação similar, mas em maior escala: são quase 200 mil alunos somente na rede municipal de Educação. Bruno Barral, secretário de educação de Salvador, relata que o primeiro desafio foi reorganizar a distribuição de alimentos entre os estudantes da rede. 

 

— No começo, tínhamos uma situação de muito medo para distribuir cestas básicas. Nós decidimos fazer porque é necessário, essas famílias precisam da gente. Eu disse: vamos colocar EPIs, álcool gel, escalonar a entrega, dividir por horário, mas vamos fazer, porque precisa — relembra Bruno, secretário de Salvador.

 

Salvador investiu nas atividades impressas para alunos mais jovens e nas atividades online para alunos a partir do Fundamental II (6º ano) e a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Bruno apontou que uma parceria com a Escola Mais, escola particular de São Paulo, facilitou a entrega e a produção dos conteúdos online para os estudantes. Além disso, a secretaria também se aliou a canais abertos de televisão para a transmissão de aulas. No último mês, a secretaria coordena um processo de entrega de dispositivos para acesso à internet custeados pelo município, para que os alunos possam acompanhar as aulas.

 

— Quem trabalha com educação pode ver que todo mundo foi muito colaborativo, como ponto essencial nesse processo — opina Bruno.

 

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As duas cidades, apesar de viverem realidades diferentes, enfrentam questões similares durante a pandemia de covid-19. Bruno Barral, secretário de Salvador, finaliza:

 

— As dificuldades que eu e Cléria vivemos são as mesmas, só muda o estado, a quantidade de alunos e escolas — pontua.

 

 

Materiais deste webinar:

— Assista à videoconferência completa: assista aqui

— Acesse a apresentação de Cléria Melo, secretária de Três Marias (MG): clique aqui

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Confira a programação da semana aqui.