“É importante que a educação desenvolva caminhos de proteger e prevenir pelas plataformas virtuais”, lembra Márcia Campos, do Instituto Aliança

 

Na manhã desta quarta-feira (27), o Webinar PVE recebeu Márcia Campos, do Instituto Aliança, para falar sobre ações de prevenção contra a violência a crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19. O Instituto Aliança trabalha com o desenvolvimento humano sustentável em todo o país e é parceiro do Instituto Votorantim em outra iniciativa, o Votorantim pela Infância e Adolescência. A moderação do bate-papo foi feita por Domênica Falcão, do Instituto Votorantim. A garantia dos direitos das crianças e adolescentes a terem uma educação sem violência está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas o período instável em que vivemos é propício para que as necessidades básicas sejam deixadas para trás.

 

— Já sabemos que, durante a pandemia, podemos esperar que as situações de violação de direitos de crianças e adolescentes, além de outros grupos, também ocorram — antecipa Márcia.

 

Leia também:
“Todo mundo tem responsabilidade”, afirma Viviana Santiago, gerente de Gênero e Incidência Política da Plan International

“Tem que meter a colher, sim!”, afirma Itamar Batista, da Childhood Brasil

 

Nesse tempo atípico, Márcia reitera que as ações de prevenção feitas por escolas, redes municipais e conselhos tutelares locais devem tomar outra forma para atingir o público desejado: a virtual.

 

— É importante que a educação desenvolva caminhos de proteger e prevenir pelas plataformas virtuais — afirma.

 

A palestrante trouxe, também, sugestões de ações para redes municipais propagarem a divulgação de direitos e deveres das crianças e adolescentes. Quando a ameaça está em casa, as vítimas têm menos chances de denunciar ou pedir socorro em uma situação de emergência. Por isso, Márcia sugere o uso de campanhas silenciosas, ou seja, imagens e vídeos sem áudio, para que possam ser vistos sem chamar a atenção.

 

— Nós gostamos de vídeos bem produzidos, claro, mas tem muita coisa que é fácil de fazer e passa a mensagem. Temos visto muitos vídeos “mudos”, nos quais pessoas seguram cartazes com os números para denunciar a violência, isso funciona — sugere.

 

Leia também:

“A palmada educativa não existe, ela é um conceito que não faz muito sentido”, pontua Michele Mansor, do Aldeias Infantis

Violência doméstica: você sabe como ajudar? Faça o teste

 

Materiais deste webinar:

– Confira o material apresentado: clique aqui

— Assista à videoconferência completa: clique aqui

 

#Nem1SemProteção: leia todas as matérias sobre violência doméstica

 

O PVE continua promovendo webinars abertos ao público para ajudar gestores durante a pandemia de Covid-19. Na quinta-feira (28), Carlos Sanches recebe Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, para falar sobre as COVID-19: Políticas Educacionais, o Desafio da Equidade. Acompanhe, ao vivo, a partir das 10h.  Inscreva-se neste webinar e confira a programação da semana aqui.